quarta-feira, março 23, 2005

O erro ortográfico

Relendo um dos textos deste blog, encontrei um erro ortográfico. Fiquei aflito, estupidamente aflito. Emendei-o de imediato, envergonhado com semelhante borbulha no rosto do ecrã. Encontrar um erro ortográfico é como se fosse para o trabalho sem calças e só reparasse nisso quando um colega apontasse jocoso para as minhas pernas nuas. Correria para casa, envergonhado não só pelos colegas me terem visto, mas também por todas as pessoas me terem observado no caminho até ao emprego sem que me apercebesse da causa – tal e qual a vergonha que senti ao imaginar as leituras entretanto feitas entre a escrita e a emenda, das quais nem um olhar recebi.
Mas será assim tão grave uma letra a mais, uma letra a menos, um c em vez de um s ou um o em vez de um u? Proponho o quebrar do tabu. O erro ortográfico não é grave. É apenas um engano. Revolucionemos a língua (e os juízos) e exibamos por uma vez a nossa magnífica indiferença às nornas e aos eros que aida não descobimos e se esibem ao despreso dos outos!

Sem comentários: